ATPS Mecanica de Fluidos
Tema do Trabalho
ATPS
Disciplina: Mecânica dos Fluidos
Prof. Esp.
São José dos Campos
Sumário
1. Introdução
Mecânica dos Fluidos é a ciência que tem por objetivo o estudo do comportamento físico dos fluidos e das leis que regem este comportamento.
Aplicações:
Ação de fluidos sobre superfícies submersas. Exemplo: barragens.
Equilíbrio de corpos flutuantes. Exemplo: embarcações.
Ação do vento sobre construções civis.
Estudos de lubrificação
Transportes sólidos por vias pneumáticas ou hidráulica. Exemplo: elevadores hidráulicos.
Calculo de instalações hidráulicas. Exemplo: instalação de recalque.
Calculo de maquinas hidráulicas. Exemplo: bombas e turbinas.
Instalações de vapor. Exemplo: caldeiras
Ação de veículos sobre veículos (Aerodinâmica)
2. Desenvolvimento
Etapa 1
Passo 1
Pesquisar sobre as propriedades da compressibilidade de fluidos diversos, observando parâmetros de viscosidade, elasticidade, compressibilidade etc.
Fluido
Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Um subconjunto das fases da matéria, os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e, de certa maneira, os.
Os fluidos compartilham a propriedade de não resistir à deformação e apresentam a capacidade de fluir (também descrita como a habilidade de tomar a forma de seus recipientes). Estas propriedade são tipicamente em decorrência da sua incapacidade de suportar uma tensão de cisalhamento em equilíbrio estático. Enquanto em um sólido, a resistência é função da deformação, em um fluido a resistência é uma função da razão de deformação. Uma consequência deste comportamento é o Princípio de Pascal o qual caracteriza o importante papel da pressão na caracterização do estado fluido.
Fluidos podem ser classificados como