ATPS Mec Nica Aplicada
Faculdade Anhanguera São Caetano
ATPS – Mecânica Aplicada
São Caetano do Sul – SP
2015
Geraldo José Pereira dos Santos Filhos RA: 6814012734 Eng. C.A.
Karen Bonaldo. De Souza RA: 68140127470 Eng. C.A.
Thiago Lisboa Ferreira RA: 6814012755 Eng. C.A.
Virginia Nepomuceno Braz RA: 6814012761 Eng. C.A.
Prof. Roberto Eugênio
ATPS – Mecânica Aplicada
São Caetano do Sul – SP
2015
Engrenagens:
Engrenagens são elementos rígidos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos. Consistem basicamente de dois cilindros nos quais são fabricados dentes. A transmissão se dá através do contato entre os dentes. Como são elementos rígidos, a transmissão deve atender a algumas características especiais, sendo que a principal é que não haja qualquer diferença de velocidades entre os pontos em contato quando da transmissão do movimento. Eventuais diferenças fariam com que houvesse perda do contato ou travamento, quando um dente da engrenagem motora tenta transmitir velocidade além da que outro dente da mesma engrenagem em contato transmite.
As engrenagens também têm ampla aplicação na indústria mecânica. Basicamente, elas são discos dentados que podem ser feitos de diversos metais ou ligas resistentes (para serviços mais pesados, como máquinas, câmbios e motores) ou de plástico (para usos mais leves, como em relógios de parede, por exemplo).
Tipos de Engrenagens:
1) Engrenagens diferenciais: Esta engrenagem é muito comumente usada nos automóveis. Faz a ligação entre dois eixos distintos com uma cobertura e ajusta os ângulos de rotação. Há um conjunto de engrenagens coaxiais presentes nas engrenagens diferenciais. Este conjunto inclui pinhões e plataforma giratória.
2) Engrenagens de dentes retos: Embora essas engrenagens sejam simples em termos de operação, estes dispositivos mecânicos são aproveitados em uma infinidade de aplicações industriais e não industriais. Eles