Atps Materiais
Nessas etapas trataremos sobre alguns assuntos importantes que nos ajudarão a compreender a aplicação e a função de materiais eletroeletrônicos, Organizar conceitos que levem à construção dos conhecimentos inerentes ao PEA e que consolidem a produção de um transformador elétrico. No transformador elétrico, poderão ser observados os fenômenos dos materiais isolantes, condutores e magnéticos questão os temas mais relevantes abordados na ementa da disciplina. Esse trabalho nos da base para a importância de conhecer e estudar os materiais eletroeletrônicos e seus componentes e indispensáveis na vida moderna.
Etapa I
Passo 1
Representar por um desenho manuscrito os principais itens de um transformador elétrico indicando suas diversas funções e propriedades.
Desenho em anexo
Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões, correntes e ou modificar os valores das impedâncias de um circuito elétrico.
Os transformadores são classificados de acordo com vários critérios. As classificações de acordo com a finalidade, o tipo, o material do núcleo e o número de fases são algumas das mais importantes.
As principais variáveis que definem o dimensionamento de um transformador são a bitola dos condutores ( Corrente ) e o material isolante ( Tensão )
Os enrolamentos de Alta Tensão ( AT ) são constituídos por várias esperais de fio fino, sendo que os enrolamentos de baixa tensão (BT) possuem um número de espiras com bitola maior.
A razão entre as tensões do primário e do secundário , bem como entre os respectivos números de esperas dos seus enrolamentos, definem a relação de transformação de um transformador.
U¹/U² = N¹/N¹ = a
Se a > 1, o transformador é rebaixador ; se a < 1, o mesmo será elevador.
Considerando – se que as potencias aparentes na entrada e na saída são iguais ( S¹ = S²) as correntes obedece a seguinte relação :
U¹.I¹ = U².I²
Portanto
U¹/U² = N¹/N¹