atps matemática
A Matemática Financeira nos mostra como as operações financeiras são realizadas e como apuramos os valores envolvidos, com este conhecimento é possível administrar nossa vida e empresa financeiramente de forma clara.
Utilizamos a matemática financeira sempre que falarmos de crédito e de aplicação, já que nos investimentos nos deparamos com o juro (remuneração do uso do dinheiro).
Existem dois sistemas de capitalização de juros:
Juro Simples: a base de cálculo do juro sempre será o montante inicial (valor emprestado) independente do prazo representado na fórmula:
F=P.(1+(i.n))
Juros Composto: a base de calculo do juro será sempre o saldo final do período anterior, representado pela formula:
F=P.(1+i)n
Terminologia
PV- valor presente (origem, capital, principal) i - taxa de juros vindos do inglês interest rate, devendo estar sempre vinculada a sua incidência diária ,quinzenal, mensal,semestral, anual etc..E em decimal caso o cálculo seja manual. n - Número de período da operação (prazo) calculado sempre na mesma incidência da taxa de juro.
F- Valor futuro, valor final da operação
Para ocorrer uma operação financeira é necessário pelo menos dois agentes
O tomador e o financiador
E também pode ser representado graficamente (fluxo de caixa) composto de entrada e saída em uma linha do tempo.
Análise do caso A
Na época em que Marcelo e Ana se casaram, algumas dívidas impensadas foram contraídas. Vislumbrados pelo grande dia, usaram de forma impulsiva recursos de amigos e créditos pré-aprovados disponibilizados pelo banco em que mantinham uma conta corrente conjunta a mais de cinco anos. O vestido de noiva de Ana bem como o terno e os sapatos de Marcelo foram pagos em doze vezes de R$ 256,25 sem juros no cartão de crédito. O Buffet