Servidores Blade
2
Para começar nossa linha de raciocínio no Projeto Integrado de Hardware de Computadores do Curso de Gestão de TI, Noite, será utilizada o apontamento de uma matéria sobre o mercado de fabricantes de Servidores da revista ComputerWorld¹, de 28/05/2013. Os fabricantes selecionados portanto são HP, IBM e DELL. Os modelos adotados, adequados aos padrões de nosso serviço:
HP Blade Server BL660c Gen 8
IBM Flex System x440
DELL PowerEdge M820
Foi utilizado como critério para escolha dos servidores acima a utilização do Processador Intel Xeon E4600 e o suporte em todos os servidores blade à 4 processadores.
Breve definição de Servidores Blade²: Uma solução blade de alta densidade incorpora servidores e rede em um único chassi. Este chassi fornece energia, resfriamento e gerenciamento compartilhados. Cada elemento pode ser adicionado e substituído separadamente, conforme o necessário, sem afetar os demais componentes.
Um chassi cheio de blades é como um pequeno data center simplificado. Como o chassi tem recursos integrados de gerenciamento e compartilhamento, é mais fácil gerenciar os blades do que servidores independentes.
Consolidar uma infraestrutura de servidor tradicional em gabinetes blade com economia de espaço e energia significa: Mais processamento, menos espaço, menos consumo de energia, menos tempo e dinheiro gastos em gerenciamento.
Como citado acima, utilizaremos os chassis para definir de forma melhor a escolha do servidor blade. A escolha do mesmo, se dá não só do processamento do servidor em si, mas da simbiose entre o chassi e o servidor. A união dos dois é imprescindível para a comparação já que o chassi pode afetar o desempenho final do conjunto.
Para o HP Blade Server BL660c Gen 8, o chassi utilizado como opção foi a C7000, para o DELL PowerEdge M820, o PowerEdge M1000e e para o IBM Flex System x440, o IBM Flex