ATPS MATEMATICA FINANCEIRA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISCIPLINA MATEMÁTICA FINANCEIRA
Trabalho do 4º semestre do Curso de Ciências Contábeis, apresentado para avaliação parcial da disciplina de MATEMÁTICA FINANCEIRA, ministrada pelo Prof. Leonardo T. Otsuka.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
Etapa 1 – Regime de Capitalização Simples e Composta 4
Etapa 2- Séries de Pagamentos Uniformes ....6
Etapa 3 -Taxas a Juros Compostos 9
Etapa 4 – Amortização de Empréstimos 12
Conclusão 15
Bibliografia 16
INTRODUÇÃO
A matemática financeira, possui vários efeitos no sistema econômico. Percebemos esses efeitos no dia-a-dia das pessoas, bem como nos financiamentos de carros, imóveis, ou até mesmo em nosso cartão de crédito pessoal. Ela é bastante utilizada pelas empresas e instituições financeiras, porém as pessoas (consumidores) também podem utilizar os mesmos conceitos para tomarem decisões relacionadas as finanças. Nesse trabalho será demonstrado como a matemática financeira gira em torno dos juros, serão vistos de várias maneiras os tipos de juros mais usados em todos os lugares.
ETAPA 1
PASSO 1
REGIME DE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES
Capitalização simples, são juros que são calculados em cima do valor inicial, ou seja, valor atual ou valor presente. Geralmente é usado o conceito de capitalização de juros simples em aplicações de curto prazo, e crescem em forma linear, não crescem os juros até o final do período, fica sempre em uma mesma proporção.
REGIME DE CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA
O conceito de regime de capitalização composta, é baseado em juros que são acrescentados ao valor aplicado, mas diferente dos juros simples que não acrescenta juros no próximo período, o composto produzirá onde se leva o nome de “juros sobre juros”, mas isso é gerado se for mensalmente, entende-se como se os