DIREITO DO TRABALHO EM POWER POINT
4º SEMESTRE - NOTURNO
PRISCILA LEITE DA SILVA
ROBERTO DA SILVA MARTINS
VIVIANE NORAT DOS SANTOS
VLADSON DE SOUZA BATISTELLA
CAMPO GRANDE - 2014
DIREITO DO TRABALHO
INTRODUÇÃO
O panorama do Brasil impõe novos desafios empresariais. Dentre eles, o modelo de gestão com foco nas pessoas, principalmente os colaboradores. São eles os grandes parceiros da organização.
Por outro lado os gestores devem procurar novas formas de lidar com estas mudanças, implementando políticas que proporcionem a satisfação das necessidades e desejos de sua equipe.
viabilização destas políticas empresariais voltadas para os colaboradores se dá por meio de seis processos: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Contudo, com a atual legislação trabalhista, não é fácil gerir todos os processos sem esbarrar em algum empecilho legal e ainda, sem acarretar ônus, às vezes demasiado, à organização.
Neste contexto encontra-se o escopo do presente estudo que visa demonstrar a interdisciplinaridade existente entre o Direito do Trabalho e a Gestão de Pessoas, bem como a importância da assessoria jurídica preventiva no desenvolvimento dos processos.
A
Origem e evolução do Direito do Trabalho
CORPORAÇÕES DE OFÍCIO - Com a decadência do regime feudal, os colonos refugiaram-se nas cidades e pouco a pouco esses trabalhadores livres constituíram instrumentos da produção econômica local, surgindo no século X as corporações de ofício. Dividiam-se em três personagens:
Mestres - eram os proprietários das oficinas, que passaram pela prova da obramestra;
Companheiros - trabalhadores que percebiam salários dos mestres;
Aprendizes - menores que recebiam dos mestres o ensino do ofício ou profissão. Estes trabalhavam a partir dos 12 ou 14 anos, em alguns países idade inferior, ficando, sob responsabilidade dos mestres;
PRIMEIRAS LEIS TRABALHISTAS DE PROTEÇÃO AO EMPREGADO
REVOLUÇÃO FRANCESA – 1789 - laissez-faire.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – Afirma-se que o Direito