Relat Rio De F Sica P Ndulo Fisico
814 palavras
4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA – UBM/CICUTACURSO: Engenharia Elétrica
DISCIPLINA: Física II
PERÍODO: 3°
PROFESSORES: Alex Bosco e Fernanda Gonçalves
ASSUNTO: Execução de Movimento Harmônico Simples (MHS) com pêndulo físico.
OBJETIVO DA PRÁTICA:
Determinar o período para diferentes eixos de rotação;
Obter o valor da aceleração da gravidade;
Calcular o momento de inércia do centro de oscilação Icg (medida da distribuição da massa de um corpo em torno de um eixo em rotação).
BIBLIOGRAFIA: D. Haliiday, R. Resnick, Fundamentos de Física, Vol. 1. Mecânica.
RELAÇÂO DE MATERIAL:
Suporte Universal;
Barra Homogênea com orifícios equidistantes;
1 trena;
Cronômetro digital.
INTRODUÇÃO
Neste Experimento, o pêndulo composto foi uma barra retangular de largura a e comprimento b, a espessura foi irrelevante para nosso experimento. Orifícios equidistantes perfurados na barra permitiu variar a posição de suspensão (Fig. 1) e o ponto G é o centro de gravidade da barra.
Fig. 1 – Barra com Orifícios.
PÊNDULO FÍSICO
Em todos os pêndulos reais que pudermos construir as massas pendulares não serão simples partículas, mas possuirão dimensões que nem sempre serão desprezíveis, os fios terão massa e muitas vezes serão substituídas por hastes rígidas de massas não desprezíveis. Na verdade, qualquer corpo que seja posto a oscilar preso a um ponto fora do seu centro de massa constituirá um pêndulo.
PROCEDIMENTO:
Para iniciar o procedimento, foi necessário medir o comprimento(a) e a largura(b) da barra. Obtivemos os valores de a= 0,015m e b=0,28m.
Logo depois, foram medidas as distâncias (L) de cada um dos orifícios ao centro de massa da barra, obtendo, respectivamente, 10cm, 8cm, 6cm e 4cm.
Mais adiante foi medido a massa M da barra, obtendo 0,01285kg.
Feito a medição de massa, foi medido por três vezes o tempo (T) de dez oscilações completas da barra que havia sido suspensa por um dos orifícios situados na extremidade. Após, foi calculado o tempo médio