ATPS LIBRAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Nome: Silvania Dourado N de oliveira RA: 4343822555
Nome: Crenilda Brum da Silva Rocha RA: 4300063473
Nome: Leandra Coutinho Ferreira RA: 3823684293
Nome: Gisele dos Santos Ferreira RA: 4571871543
Nome: Marina de Jesus Deodato dos Santos RA: 5322980298
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Língua Brasileira de
Sinais”, sob orientação do professor-tutor à distância Camila Andriotti.
Campinas 2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Introdução:
A preocupação e interesse em desenvolver esse estudo se originou da dificuldade da participação do aluno no conteúdo curricular no ensino regular. Sendo assim, surgiu a necessidade em conhecer a interlocução espontânea entre o interprete de libra e o aluno surdo.
A educação brasileira não tem se distanciado do desenho que a nova ordem mundial tem traçado. Temos que ter a compreensão que ela e atravessada pelos discursos que a globalizacao e os apagamentos das fronteiras tem produzido.
Nesse sentido da inclusão para o que denominamos da educação de surdos, queremos desde já colocar-nos numa posição de compreensão do significado do conceito de inclusão para a comunidade surda, entendemos que a tomar a educação possível e acessível aos surdos estarem inseridos no processo de inclusão.
A despeito de o surdo não terem duvidas quanto a sua identidade culturalmente distinta, as pessoas não surdas têm muita dificuldade em admitir que os surdos tenham processos culturais específicos, então, muitos continuam a tratar os surdos apenas como um grupo de deficientes ou incapacitados. A cultura esta geralmente desconhecida e ignorante, tida como cultura patològica.
A educação de surdos. Hoje se encontra dividida no que se refere à permanência dos paradigmas da educação especial, multiplicando o fracasso da educação se surdos.
Na educação especial. Esse novo caminho não e