ATPS Libras
A surdez é mais que uma condição para os que são surdos , não é apenas ter ouvidos doentes o sentido cultural e mais forte para aqueles que usam principalmente a linguagem de gestos, a surdez é muito mais que um problema fisíco, é um modo de ver a vida diferente e dependendo do caso lidar com isto de diferentes formas.
A educação do surdo na sociedade aponta para uma realidade que por muito tempo foi negada, se colocada em questão social , cultural a educação dos surdos muitas vezes são vitas na sociedade por suas limitações , como pessoas deficientes isso acontesce pelo atraso na linguagem dos surdos no seu desenvolvimento, porque na maioria das vezes o acesso a eles é negado. Porem a propostas direcionadas para as pessoas surdaz que não tem conseguido atingir os seus objtivos de proporcionar o desenvolvimento pleno de suas potencialidades esta situação esta apontada por varios autores preocupados no brasil.
É através das interpretações baseadas na cultura majoritaria que a construção social ocorre de modelo ouvinte principalmente no processo educativo do surdo e sobre sua alta imagem ou seja, poderes são exercidos para imfluenciar o surdo para que sua diferença seja similada e desfarçada.
Os surdos formam grupos sociais diferentes, toda imposição cultural tem que ser vivenciada pela solidariedade ao surdo como qualquer ser humano que não esta imune a vontade de dominação e poder.
Assim como o português, a linguagem dos sinais é considerada uma língua. Quem utiliza do português para comunicação oral e a língua de LIBRAS para comunicação com sinais pode-se considerar uma pessoa bilíngue. Sendo também assim, quando uma pessoa