ATPS LEITURA PRODUCAO TEXTO 1
DANIELLA FERREIRA DE FARIA ROSA – RA 442875
ELISÂNGELA DE FREITAS PAIVA SILVA – RA 432972
GISELE CRISTINA GUILHERME DE SOUSA - RA 443593
MARIA CECILIA ALVES DA SILVA ROSA - RA 407884
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
TUTOR EAD: DR LUIZ ROBERTO WAGNER
HORTOLÂNDIA 13 DE JUNHO DE 2013
CONCEPÇÃO, ESTRATÉGIAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS.
Na sociedade em que vivemos é um grande desafio formar leitores, ocorrem muitos duelos para se combater, porque ficam duvidas em: como desenvolver o gosto pela leitura, como tornar fascinante ler um livro ou outro material, como um jornal, e mostrar as competências da leitura. A língua é um código que representa as ideias e pensamento, onde surgem questionamentos: O que ler? Para que ler? Como ler?
A língua faz o elo entre emissor e receptor, isso faz com que ocorre a interação social entre os indivíduos. A leitura é entendida como a atividade de compreensão das ideias do autor, assim constatamos que a leitura é a decodificação da língua e entendimentos do que o autor nos quis passar. A leitura é execução que necessita do leitor o eixo na leitura, no texto. O leitor é determinado para desenvolver uma atividade de identificar e de retratar.
No artigo: "Leitura na Escola: Livro, biblioteca e biblioteca de classe” a autora cita sobre o trabalho de professores da rede regular de ensino de Ponta Grossa/PR, sobre a Biblioteca de Classe como ideia e solução de incentivar a leitura na concepção de se formar cidadãos críticos e ativos na sociedade. Ela cita: “A orientação que entra em circulação no meio educacional é a de valorizar os usos, funções e significados sociais da leitura e da escrita, em detrimento de sua utilização marcadamente didática, com objetivos instrucionais, morais ou puramente escolares.”.
A Biblioteca de Classe tem por objetivo aceitar a "bagagem" de cada leitor, para compor um bom leitor, associando a quantidade e diversidade de conhecimentos de