ATPS – Hidrostática e Calorimetria Transferência de Calor - Condução
Neste trabalho abordaremos um dos três tipos de transferência de calor(condução, convecção e radiação), falaremos sobre condução, como acontece essa transferência, quais os matérias mais suscetíveis a transferência(solido, gasoso e liquido). Explicaremos a formula de transferência e exemplificarem em exercício essa formula.
A Transferência de calor se da por três meios, são eles: Radiação, Condução e Convecção.
Condução
A condução se da por meio de substancias que estão em contato físico direto, a energia cinética dos átomos e moléculas é transferida por colisões entre eles.
O calor é liberado através das temperaturas mais elevadas, ou seja, moléculas com maior energia cinética, para as mais baixas.
A condutividade das substancias varia, pois os sólidos são melhores condutores do que o liquido, porém os líquidos são melhores condutores do que os gases. Os metais são considerados excelentes condutores, já o ar é um péssimo condutor Consequentemente a condução só é importante entre a superfície da terra e o ar quando esta diretamente em contato com a superfície. A transferência de calor para a atmosfera, como a condução é o menos significativo podendo ser omitido nos fenômenos meteorológicos.
A condutividade térmica k é definida através da equação
Q = - k A ∆t/∆x
∆Q: é a taxa com que o calor flui através da área A, em Joules por segundo, ou Watts.
∆T/∆x: é a mudança de temperatura por unidade de distância ∆x em graus Kelvin, ou Celsius, por metro. k: é uma propriedade do material.
Exemplo:
Em dia frio, é comum usarmos agasalhos grossos para nos proteger das temperaturas baixas. Fazemos isso porque o nosso organismo esta a uma temperatura maior que o meio ambiente e por isso estamos propensos a ceder calor. O agasalho não permite que isso aconteça, pois ele é feito de materiais que são isolantes térmicos.
Conclusão
Neste trabalho de Transferência de calor e condução, pode-se entender que os condutores sólidos