atps gestao de projetos
Existe uma grande diversidade de desafios para as micro e pequenas empresas no mundo atual, onde as constantes mudanças no ambiente externo exigem que a empresa seja capaz de acompanha-las internamente, correndo o risco de desaparecer em um mercado cada vez mais competitivo, caso não se adapte às mudanças na competição e no padrão de consumo.
Um dos tipos de mudança que desafia as empresas sucessivamente é a evolução dos estágios de maturidade administrativa. Uma microempresa geralmente começa com uma administração não profissional, porém com o seu crescimento surge a necessidade de abandonar o amadorismo, de forma que consiga se adaptar a nova demanda e garanta com que exista uma estrutura sólida para assegurar os benefícios deste crescimento.
Conseguir mudar adequadamente, contudo, é uma tarefa complexa para uma empresa de qualquer natureza. Além de uma análise cuidadosa de aspectos conceituais da mudança, é necessário também que ela seja muito bem executada e implementada. Somente uma mudança organizacional realizada adequadamente poderá alcançar os resultados almejados de uma forma sustentável.
Uma abordagem que pode ser utilizada para implementar novos padrões de gestão é o gerenciamento de projetos, ajudando uma organização a transitar de uma administração amadora a uma administração profissional. Por meio deste, é possível tratar a mudança como um projeto, tendo um escopo, um cronograma, um orçamento, objetivos claros e específicos, além de uma equipe direcionada a execução e implementação desta mudança.
Projeto
“ ...um projeto tem um fim bem definido, ou seja, tem um objetivo claro...”
Um projeto é uma iniciativa que é única de alguma forma, seja no produto que gera, seja no cliente do projeto, na localização, nas pessoas envolvidas, ou em outro fator.
Isto diferencia projetos de operações regulares de uma empresa – a produção em série de margarinas é uma operação da empresa, mas por outro lado, a