ATPS Física 2 etapa 1 e 2
Etapa 1
Passo 1-
Pesquisar em site e revistas sobre os elevadores recomendados para utilização em edifícios residenciais (elevadores para o transporte de pessoas e pequenas mudanças).
Para um melhor entendimento sobre elevadores fizemos um breve histórico de como surgiu este meio de transporte. Como se deu seu marco e as tendências de tecnologia para o futuro.
Por incrível que pareça o princípio básico é o mesmo desde 150 anos atrás. A cabine fica ligada a um contrapeso por meio de cabos e polias movidas por um motor que torna possível o sobe e desce.
Desde a criação deste invento o mundo não parou mais de subir e descer, sofisticados monumentos e enormes prédios dispuseram desta tecnologia para transportar pessoas e cargas. Com o passar dos tempos foram feitas adequações e melhorias nos sistemas de elevadores criando dois tipos de modelos: hidráulicos e eletromecânicos.
Para edifícios residenciais os mais usados são os elevadores do tipo eletromecânicos, dentre eles os que mais se destacam hoje no mercado são aqueles que dispensam a construção da casa de máquinas proporcionando maior versatilidade para o projeto pois possibilita ocupar o último pavimento como área de cobertura para condôminos ou otimiza a construção de mais um pavimento se este observar os limites de altura da edificação de acordo com as normas e códigos legais.
Etapa 1
Passo -2
Pesquisar e descrever o funcionamento de um elevador para o transporte de pessoas.
Descrição do Funcionamento
O elevador é uma cabine montada sobre uma plataforma com armação de aço constituída por duas longarinas fixadas em cabeçotes. Esse conjunto chama-se carro.
O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por longarinas e cabeçotes onde são fixados os pesos de tal forma que o conjunto tenho peso igual ao do carro. A cabine e o contrapeso deslizam por trilhos de aço tipo T através de corrediças, estas guias são presas a suporte de aço chumbados em viga de concreto. Tanto o