ATPS FISICA ETAPA 1 E 2
ETAPA 1 AULA-TEMA: CAMPO ELÉTRICO. LEI DE GAUSS.
NOTICIA 1 – NO MUNDO
PÓ: UM PERIGO MORTAL
Muitas pessoas não sabiam que o açúcar podia explodir até o dia 7 de fevereiro de 2008, quando uma explosão abalou a Imperial Sugar Company em Port Wenthworth, na Geórgia, matando 13 pessoas e ferindo 40. Situada nas imediações de Savannah, essa fábrica de 91 anos processava açúcar granulado e em pó.
A explosão iniciou um incêndio e causou o colapso parcial de um edifício de quatro pisos. A explosão inicial colocou mais pó combustível na atmosfera causando uma série de explosões secundárias que se deslocaram sucessivamente através da galeria do silo e do túnel. O fogo causado pelas explosões secundárias se propagou através das casas de embalagem e nos edifícios adjacentes.
Mas a explosão na Imperial Sugar não foi a única explosão de pó aterradora nos Estados Unidos nos últimos anos. De acordo com o CBS, houve mais de 280 explosões de pó entre 1980 e 2005, resultando em 119 mortes e 718 feridos. Ainda assim muitos trabalhadores, mesmo aqueles bem treinados nas rotinas de segurança, não estão cientes dos perigos do pó.
Em 2006, o CBS reconheceu a falta de regulamentação e publicou um relatório recomendando que a OSHA normatize o pó nas indústrias com base nas normas da NFPA. A OSHA iniciará o projeto de regulamentação para pós, mas a explosão da Imperial Sugar incitou o congresso americano a envolver-se na tentativa corrente para impor a OSHA a criação de uma regulamentação relativa aos pós.
Como prova da necessidade de regulamentação por parte do governo, a OSHA inspecionou a Imperial Sugar em 2000 e não emitiu nenhuma intimação, de acordo com Edwin Foulke, secretário assistente de Labor for Occupational Safety and Health, no seu testemunho ao Subcomitê do Senado sobre Educação, Trabalho e Pensões no dia 29 de julho 2008.
CAUSAS DAS EXPLOSÕES DE PÓ
Uma parte do problema a respeito da regulamentação relativa às explosões de pó é a confusão acerca de quais