atps fisica 2 etapa 1
Os transportes verticais podem ser facilmente instalados em qualquer projeto, podendo ser adaptável de acordo com as estrutura de um edifício.
As normas técnicas da ABNT tem como objetivo garantir o funcionamento e segurança dos usuários do elevador.
Serão apresentadas as forças que atuam no elevador, e os cálculos necessários para determinar o fluxo de tráfico, afim de estabelecer qual o elevador é adequado ao edifício e as pessoas que nele serão atendidas.
Passo 1
Os elevadores recomendados para edifícios residências, está diretamente ligado a uma estimativa do fluxo de pessoas do edifício. A grande maioria dos edifícios residenciais apresenta um fluxo de usuários que é bem atendido por elevadores elétricos com velocidade de 1,00 m/s e capacidade de 6 a 9 pessoas
Tendo uma alternativa para edifícios comerciais ou residenciais de pequeno e médio portes ou tráfego, o projeto que dispensam a construção de casas de máquinas para elevadores eletricos tornando-o adaptável a qualquer projeto. Permitindo a edifícios antigos a instalação do transporte vertical, atendendo a preservação arquitetônica e necessidade da tecnologia do transporte de passageiros.
Passo 2
Elevadores elétricos
O movimento de subida e descida do carro e do contrapeso é proporcionado pela máquina de tração, que imprime à polia a rotação necessária para garantir a velocidade do elevador. A aceleração e o retardamento ocorrem em função da variação de corrente elétrica no motor e a parada pela ação de um freio instalado na máquina.
Elevadores hidráulicos
O motor que está acoplado a Central Hidráulica gira uma palheta de aço que impulsiona o óleo para o pistão hidráulico, A medida que o óleo entra, o elevador vai sendo erguido.Na descida, a Válvula é acionada eletronicamente e o óleo volta para a Central hidráulica.
Elevador a vácuo
É realizado a sucção do ar para causar uma diferença de pressão e fazer o equipamento subir. A descida utiliza apenas a força da gravidade, aliviando a