Mostra
Decidimos fazer a mostra cientifica sobre a seguinte matéria, pois era um assunto que envolvia um tema interessante, que gostaríamos de trabalhar, pois nos identificamos com a disciplina de física, e também porque irá complementar um conteúdo que será estudado em física, no decorrer do ano letivo.
Desenvolvimento
Primeiramente, temos que entender, o que é refração da luz. Refração da luz é o efeito que ocorre quando a luz muda de meio, como, por exemplo do ar para a água. Para entender melhor o efeito, é possível usar como exemplo, um lápis dentro de um copo cheio de água, a parte do lápis fora da água parecerá diferente da parte que fica fora da água.
Pois , quando a luz muda de meio, ela se propaga de maneira diferente indo em outra direção , causando a impressão de que o lápis está torto. Alguns tipos de lentes oculares, utilizam esse efeito, são elas, a convergente e a divergente. A lente divergente funciona da seguinte maneira: ela é côncava e densa, fazendo com que a luz se fracione fazendo com que o olho leia as informações no local correto. A lente divergente funciona mais ou menos no mesmo princípio, porém, ela realiza o efeito contrário, aglomera a luz em um só ponto para que o nosso olho leia as informações de forma correta.
Entretanto , as lentes esféricas são utilizadas para várias outras coisas como por exemplo a luz de uma lanterna ,que é aumentada pela sua lente, tipos de monitores tridimensionais, onde a luz sai de um ponto e se curva de acordo com a lente do monitor , ou até mesmo nos famosos cabos de fibra óptica , aqueles não são cabos que transportam energia elétrica , na verdade eles transportam um feixe de luz que é refletido pelas paredes do cabo óptico, até chegar em seu destino, por isso os cabos são extremamente rápidos e eficientes, nas câmeras fotográficas que, antigamente tiravam fotos ao contrario pois não se sabia utilizar a refração, nos microscópios, telescópios e vários outros itens que utilizamos