ATPS FUNDAMENTOS
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Tutora Presencial: Claudia Lemes
Tutora EAD: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS,
E TEÓRICOS-METODOLÓGIOS
DO SERVIÇO SOCIAL I
Ana Lúcia Tavares de Sena – 6506283655
Elizabeth Portela Prado – 6786401274
Erasmo Cardoso dos Santos – 7336554144
JandesLucas Gomes dos Reis – 7126511818
Valmira Ferreira – 7986706833
VALPARAISO DE GOIÁS / GO
2013/2
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar como surgiu o serviço social no Brasil, e de como foram as repercussões no início século XIX, como a igreja católica ajudou de forma mútua na defensiva e prol dos mais necessitados.
O sistema de governo não era muito favorável aos mais necessitados, a população era escravizada, trabalhavam somente para o próprio sustento, ajudavam na construção na cidade grande e quando terminavam tinham que voltar para o interior porque o custo de vida era muito alto. A igreja iniciou o assistencialismo de forma criteriosa, para dar apoio a classe paupérrima.
Com a industrialização, as classes de trabalhadores foram excluídas da sociedade e tiveram que voltar para o campo, para o trabalho braçal.
TEMPOS MODERNOS
Este trabalho percorre o desenvolvimento do Serviço Social, desde os primeiros atos de assistência social, na década de 30, período em que se afirmou o Sistema Capitalista, berço dos primeiros conflitos e as lutas de classe. Para desenvolver este tema, nos utilizamos do filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin, o qual ilustra as mudanças decorrentes da industrialização e das novas tecnologias.Logo, buscamos apontar as mudanças sofridas no campo de trabalho do Assistente Social, bem como a nova estruturação deste profissional, à busca de novas formas de atuação e a ruptura com o modelo capitalista.Ao final, traremos duas questões sociais decorrentes da atualidade, vinculando as atribuições do Assistente Social neste cenário.Com isto, vimos