Atps Fonetica E Fonologia
Educação a Distância Polo - Mirante do Paranapanema- SP
Curso: Pedagogia
Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade Acadêmicos:
Fernanda Cerqueira Lima R.A: 419535
Ana Paula Affonso de Almirante R.A: 414049
Andressa Martins de Andrade R.A: 414052
Vanda de Souza Duran Cavalcante R.A: 414131
Izabel Mota R.A: 419539 Relações sociais e políticas entre escola e a comunidade
TUTOR EAD: Profª
MIRANTE DO PARANAPANEMA –
SP 29/10/ 2014
INTRODUÇÃO
• Este trabalho tem por objetivo estudar a realidade, que se constituem em vias de acesso que as escolas possuem para implementar processos de integração e participação familiar que podem e devem ser organizados e executados pela escola.
• Essa constatação nos leva a refletir sobre as dimensões da interrelação escola-família no âmbito da comunidade.
• Geralmente a iniciação das pessoas na cultura, nos valores e nas normas da sociedade começam na família. Para que o desenvolvimento da personalidade das crianças seja harmonioso é necessário que seu ambiente familiar traduza uma atmosfera de crescente progressão educativa.
• Todavia estamos convencidos que todas as instituições e especialmente a escola deve não só apoiar e respeitar os esforços dos pais e responsáveis pelos cuidados, atenção e educação das crianças, e que devem também colocarse em posição efetiva de gerar iniciativas dirigidas à elevação e aprimoramento social e educacional de seus educandos e respectivas famílias.
Relação da escola e comunidade
• Segundo Luiza Helena P. Cazelli a escola por sua maior aproximação às famílias constitui-se em instituição social importante na busca de mecanismos que favoreça um trabalho avançado em favor de uma atuação que mobilize os integrantes tanto da escola, quanto da família, em direção a uma maior capacidade de dar respostas aos desafios que impõe nossa sociedade.
• Essa visão, certamente, contribui para que tenhamos uma maior clareza do que podemos fazer no enfrentamento