ATPS-Fisioterapia Dermato Funcional 3º, 4º e 5º etapa.
A Fisioterapia é a área da saúde que trata, reabilita e previne disfunções músculo-esqueléticas através de métodos não invasivos. Dentre as suas múltiplas áreas, a Dermato-funcional sofre a rotulação de “Fisioterapia Estética”, sendo esta rotulação errônea por não contemplar toda atuação da área, que envolve também a prevenção, promoção e tratamento das disfunções presentes no tecido tegumentar, endócrino/metabólicos, dermatológicos, circulatórios e musculoesqueléticos, além do aspecto estético (GUIRRO).
Para um bom tratamento, é necessário uma anamnese precisa, necessitando de conhecimentos fisiopatológicos por parte do fisioterapeuta, para a escolha de um protocolo impecável.
O objetivo deste trabalho é citar as principais intervenções fisioterapêuticas nas disfunções dos sistemas citadas acima.
1. DERMATITE.
É uma patologia cutânea, que se caracteriza por processo inflamatório. Incluindo os sintomas clínicos podemos citar eritema, prurido, descamação, entre outros. A dermatite pode acometer qualquer pessoa. Esse tipo de inflamação tende a atingir áreas de dobras da pele como cotovelo (região anterior), joelho (região posterior) e pescoço. É comum também em crianças que usam fraldas. “O aumento da temperatura e da umidade local provoca maceração da pele, que se torna mais susceptível a irritação ocasionada pelo contato com urina e fezes” (Dumet;Rivitti;Najjar, 2009). Dentre as dermatites principais podemos citar a alérgica, atópica, dermatite perioral e a dermatite seborréica.
Dermatite alérgica: A dermatite de contato se caracteriza pela exposição do organismo a substâncias do ambiente (nunca por agentes internos), sendo que essas substâncias causam reações alérgicas e irritantes, podendo chegar a processo inflamatório agudo, subagudo e crônico. Os principais causadores desse tipo de dermatite são: fralda descartável, cosméticos, bijuterias entre outros.
A epiderme se constitui por uma fina