atps fisica 3
Supor que o pó (produto) de sua empresa esteja carregado negativamente e passando por um cano cilíndrico de plástico de raio R= 5,0 cm e que as cargas associadas ao pó estejam distribuídas uniformemente com uma densidade volumétrica p . O campo elétrico E aponta para o eixo do cilindro ou para longe do eixo? Justificar.
R. Conforme conceito utilizado em eletrização por atrito, o pó carregado negativamente em atrito com o cano cilíndrico de plástico ira gerar uma carga inversa no cano, sendo neste caso positiva. Sendo o cano tomado como gerador de campo elétrico e pó como pontual.
Referente ao sentido do campo elétrico, o mesmo aponta em para o eixo do cilindro, pois a carga geradora é o cano e a pontual que passa no centro do cilindro. Pois o campo vai do positivo para o negativo.
Passo 3.
Escrever uma expressão, utilizando a Lei de Gauss, para o módulo do campo elétrico no interior do cano em função da distância r do eixo do cano. O valor de E aumenta ou diminui quando r aumenta? Justificar. Determinar o valor máximo de E e a que distância do eixo do cano esse campo máximo ocorre para r = 1,1 x 10-3 C/m3 (um valor típico).
Expressão:
E=σ/(2.εo) σ=dQ/dV K=1/(4.π.εo) V=π.r^2.L
E=(dQ/dV)/(2.εo) E=dQ/dV.1/(2.εo) E=dQ/(2.εo.dV)
E=dQ/(2.εo.π.r^2.L)
Justificativa de Campo
Utilizando o conceito de Campo Elétrico, o valor do campo é diretamente proporcional a densidade de linhas do mesmo, sendo a densidade a razão entre Cargas Elétricas e Área.
O raio r tem proporção inversa ao campo E, quanto mais se aumenta o raio menor será o campo.
Valor Máximo do Campo
E=ρ/2εo E=(1,1.〖10〗^(-3))/(2.8,85.〖10〗^(-12) ) E=6,21.〖10〗^7 N/C
Passo 4.
Verificar a possibilidade de uma ruptura dielétrica do ar, considerando a primeira condição, ou seja, o campo calculado no passo anterior poderá produzir uma centelha? Onde?
R. Sim, por que o módulo do campo elétrico ultrapassou 3,0 x 106 N/C, e nesta condições rompe o dielétrico