ATPS FILOSOFIA
Elementos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira. ACADÊMICOS
Tutora: Profª
CIDADE, MES de 2013.
O PENSADOR
O Pensador é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. filosofia é fundamentalmente uma disciplina em aberto não é necessariamente o prelúdio de um elogio ao permanente “questionamento” sem rumo, ao amor pelo questionamento em si, desprezando resultados como os das ciências.
A solução habitual é procurar substituir a filosofia por outra coisa qualquer: pela história da filosofia, pelo ensaio literário ou pela especulação de caráter mais ou menos vagamente sociológico ou psicológico. Qualquer uma destas estratégias visa evitar o escândalo de a filosofia não ser como as outras áreas disciplinares: não temos resultados substanciais amplamente consensuais para apresentar aos estudantes. A filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém sabe resolver. Esta realidade não é apenas difícil de aceitar porque as instituições de ensino estão sobretudo vocacionadas para transmitir o conhecimento já feito aos estudantes. Há outra razão mais profunda. A filosofia não é uma disciplina empírica, como a história ou a física. É uma disciplina a priorizou que se faz pelo pensamento apenas.
Para tentar resolver os problemas da filosofia os filósofos apresentam teorias — aquilo a que por vezes se chama também teses, ou perspectivas, ou até filosofias. Uma teoria é uma ideia razoavelmente sofisticada e articulada que alguém defende.
E chegamos ao aspecto central da atividade filosófica: a