Atps fenomenos de transporte
Passo 1
Pesquisar em livros da área as numerosas aplicações da mecânica dos fluidos num automóvel, principalmente quanto aos componentes associados ao transporte de combustível.
R: É muito comum ver a mecânica dos fluidos ser aplicada mais na parte de aerodinâmica, quando se trata de automóveis. Se estudando o escoamento do ar atmosférico para se criar sempre melhores modelos de “corpos” dos automóveis, visando sempre diminuir a força de atrito.
Mas também é aplicada em problemas envolvendo o bombeamento e distribuição de água, álcool, gasolina, ou outro fluido qualquer. Como, por exemplo, as tubulações de distribuição de combustível para os cilindros dos motores.
Passo 2
.2.1
Explicar como deve ser iniciado o bombeamento, uma vez que: Matheus sugeriu que a garrafa deve ser colocada no chão (até por uma questão de segurança); João Paulo acredita que a garrafa deve ser colocada no nível do tanque para facilitar o escoamento; e o grupo de jovens acredita que a garrafa deva ser colocada acima do nível do tanque de gasolina, como modo de capturar os vapores do combustível.
R: O escoamento deve ser iniciado com a garrafa posicionada no chão. Pois a outra extremidade da mangueira deve estar acima do nível da extremidade colocada dentro da garrafa, para que assim haja uma diferença de potencial entre as pressões dos dois pontos. Pois a diferença de dimensão gravitacional do escoamento irá ocasionar a vazão do fluido para a garrafa PET.
.2.2
Apresentar um esquema para que seja realizado o bombeamento da gasolina para a garrafa de maneira correta e coerente com os princípios físicos.
R: Retirando o ar atmosférico da mangueira, irá desencadear a diferença de pressão, fazendo assim a gasolina escoar para onde a pressão é menor.
Passo 3
Pesquisar, em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet, sobre a densidade e viscosidade da gasolina, e se esses parâmetros se alteram durante o dia. Verificar em que horário é mais vantajoso o abastecimento com