Atps etica
Gestão em recursos humanos
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Professor: Dante Bonetti de Freitas
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Brasília – DF
2012
Introdução
A presente pesquisa nos traz o assunto sobre o papel de um gestor em RH e como implantar a ética nas organizações. Desta forma, conhecer bem o conceito de ética é primordial para que os gestores venham a desempenhar uma boa gestão na empresa não só de forma funcional, mas na relação da empresa com a sociedade, fornecedores, colaboradores e acionistas. Aprofundando um pouco mais sobre ética, devemos salientar sobre o comportamento ético das empresas perante a sociedade, que traz como benefícios o fortalecimento da imagem, credibilidade, confiança, parcerias e lucro.
A ética pode ser considerada como um conjunto de valores e regras sociais que distinguem o que está certo do que está errado, ou seja, indicam quando um comportamento é socialmente aceitável ou não. Por outras palavras, uma atuação ética significa não mais do que respeitar os princípios morais da sociedade. Estes princípios morais constituem regras gerais de comportamento de grande importância para a sociedade que não podem ser estabelecidas ou modificadas pelas decisões de indivíduos isoladamente ou pelos poderes instituídos.
Moral pode dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. Como sabemos, as práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do contrário, teríamos uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento de