ATPS ETICA PROFISSIONAL
A ética profissional é uma dimensão especifica do Serviço Social, suas determinações são mediadas pelo conjunto de necessidades e possibilidades, de demandas e respostas que legitimam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista, marcando a sua origem e a sua trajetória histórica.
A ética profissional se objetiva como ação moral, através da prática profissional, como normatização de deveres e valores, através do código de Ética profissional, como teorização ética, através das filosofias e teorias que fundamentam sua intervenção e reflexão e como ação ético política. Cabe destacar que essas não são formas puras e/ou absolutas e que sua realização depende de uma série de determinações, não se constituindo mera reprodução de interação dos sujeitos.
A moral profissional diz respeito á relação entre a ação profissional do individuo singular (derivado de determinado comportamento prático objetivado de decisões, escolhas, juízos e ações de valor moral), os sujeitos nela envolvidos (usuários, colegas, etc.) e o produto concreto da intervenção profissional (avaliando em função de suas consequências éticas, da responsabilidade profissional, tendo por parâmetros valores e referencias dados pela categoria profissional, como o Código de Ética, etc.).
Mediante o contexto apresentado e também as ideias do resumo são importantes analisar as ferramentas estratégias que foram apresentadas no contexto da ética diante das intervenções profissionais. A moral profissional também foi apresentada neste contexto como uma ferramenta de possibilidade para o processo de constituição do profissionalismo.
Sobre esta perspectiva é interessante perceber como vem sendo trabalhado a proposta da ética no campo profissional. Trazendo a discussão para o campo do serviço social é interessante perceber que neste campo a ética moral deve ser um elemento crucial para o desenvolvimento de suas atividades, pois no campo do serviço existem muitas adversidades que precisam ser