Atps etapa 3 sistemas operacionais: processo lasso/ maxxp1
974 palavras
4 páginas
Organização de ComputadoresAula – 8
Representação de Instruções
Introdução
Conforme já falamos anteriormente, o funcionamento básico de um computador está relacionado as operações primitivas que a UCP é capaz de realizar.
As operações básicas, tem sua execução efetivada através da realização passo a passo, de uma sequencia de ações menores.
Esta sequencia, constitui o algoritmo que conduz à execução da operação, o qual chamamos de instrução de máquina.
As UPC´s são fabricadas contendo internamente a programação para a realização de uma grande quantidade de operações primitivas, cada uma definida pela respectiva instrução de máquina.
Organização de Computadores
Representação de Instruções
Introdução
Denomina-se conjunto de instruções (instruction set) de um processador esta quantidade de instruções que ele pode realizar.
Exemplo de instrução de máquina com um formato-padrão de um operando. Organização de Computadores
Representação de Instruções
Introdução
No entanto, este formato não é o único utilizado pelos sistemas de computação comerciais.
Os processadores são projetados com uma arquitetura definida com um único propósito de realizar operações básicas muito simples, tais como somar, subtrair, mover um valor. A programação da sequencia de passos para realizar cada uma dessas operações é inserida no processador durante o processo de fabricação, caracterizando a instrução de máquina
Como a linguagem utilizada pelas máquinas é a binária, também uma instrução de máquina deve ser representada nesta linguagem e, assim, ser formada por um conjunto de bits, que indica, conforme seu formato e programação, o que o processador deve realizar e como realizar, além de indicar com que dados a operação irá trabalhar.
Organização de Computadores
Representação de Instruções
Introdução
O projetista do processador escolhe, então, que operações aquele processador irá realizar e define, para cada