Atps - estrutura finaceira
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Acadêmicos:
ATPS – ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
5º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇAO
CORONEL SAPUCAIA – MS
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a importância da necessidade da Analise Vertical e da Analise Horizontal como procedimentos para utilizar os cálculos no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício Consolidado e Encerrado descrevendo as principais causas de variações.
As principais características da analise vertical e da horizontal são a comparação de valores de um determinado período com os valores apresentados em períodos anteriores e o relacionamento entre eles.
Etapa I – ATPS
“Estrutura e Analise das Demonstrações Financeiras”
A analise das demonstrações financeiras exige noções do seu conteúdo, significado, origens e limitações, o que motivou a leitura do PLT “Estrutura e Analise das Demonstrações Financeiras” de Marcelo Cardoso de Azevedo.
O capitulo trata das técnicas básicas de Analise da Demonstração contábeis, focado na utilidade aborda as principais técnicas de analise, consagrada nos meios financeiros e outras, menos usuais cuja comprovada a eficácia vem obtendo maior adesão dos analistas.
Não existe uma legislação especifica para definir a utilização e as formas de apurar as analise. Existem sim metodologias conhecidas, amplamente estudadas e aprovadas pelo mercado.
Analise vertical
A analise vertical, também denominada da estrutura, facilita a avaliação da estrutura das denominações financeiras ( Balanço Patrimonial e DRE) e a representatividade de cada conta em relação ao total ativo e passivo, bem como a participação de cada conta do Demonstrativo de resultado na formação do lucro ou prejuízo analisado. Apresenta valores percentuais de cada conta e grupo de conta em relação a um valor base: no caso do Balanço Patrimonial, esse valor base é o total do ativo