ATPS Estatística
Campinas – Unidade III
Professor a Distância: Renata Machado Garcia Dalpiaz
Professor Presencial: Profa. Daniela Ribeiro
Etapa 1.1
Introdução e Conceitos da Estatística.
Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisas que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números.
É considerada assim a ciência da análise de dados. A Estatística envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a interferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. Sem a Estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão, apresentar os níveis de desemprego, efetuar o planejamento de campanhas de marketing, calcular índices de natalidade e mortalidade, entre outros segmentos em que pretende analisar.
É correto afirmar que o termo estatística pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos que possibilitam lidar racionalmente com situações sujeitas á incertezas.
Etapa 1.2
Aplicação dos Conceitos de Processos ( CEP ) em uma Indústria de Fundição Catarinense.
A empresa produz blocos de motor para caminhão, esta empresa aplicou a estatística para analisar a qualidade e capacidade da indústria, visando melhoria nos processos e condições dos operadores e responsáveis pelo monitoramento dos processos da empresa. Os dados fornecidos pela empresa resultaram de estudos preliminares realizados por técnicos que gerou vários tipos de gráficos, como por exemplo:
Gráfico das Observações Individuais. (Xi).
Gráfico de Amplitude Móvel. (MR)
Gráfico de Soma Cumulativa. (CUSUM).
Gráfico de Média Móvel Exponencialmente Ponderada. (EWMA).
As análises dos dados trouxeram índices de capacidade do processo, onde puderam