atps estatistica
1-Histórico
2-Definição
3- Conceitos
3.1-Inclusão da Estatística.
4-Coleta de Dados.
5 - Tabela de Dados(Primitiva).
6 - Tabelas Organizadoras (Rol)
7- Tabela de Distribuições de Freqüência.
8 - Calculo da Amplitude.
8.1- Calculo da Amplitude das Classes.
8.2 - Tabela de Referência das Classes. 9 - Ponto Médio.
10- Histograma
11 - Medidas de Tendência Central.
11.1- Mediana.
11.2 - Média.
11.3 – Moda.
11.4 – Tabela de classificação Moda.
12 - Desvio Padrão.
13 - Variância.
14 – Calculo do Desvio Padrão.
15 – Conclusão.
01-HISTORIA
A Estatística é encarada atualmente como matemática aplicada, como uma ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados. As primeiras aplicações da estatística estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos à administração pública. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar. O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss cerca de 1790. O uso de computadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possível novos métodos antes impraticáveis.
02-DEFINIÇAO
Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.
A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão