ATPS ERGONOMIA
1. O que é ergonomia?
2. Tipos de músculos do corpo humano;
3. Nome e finalidade das vias internas do corpo humano;
4. O que é energia?
5. Doenças típicas ocupacionais e profissionais;
6. Diferença entre os acidentes do trabalho e atentados terroristas;
7. Responsabilidades do engenheiro do trabalho na ocorrência dos acidentes do trabalho (internos e externos).
RESPOSTAS
1. A palavra “ergonomia” vem de duas palavras gregas: “ergon”, que significa trabalho, e “nomos”, que significa leis. A Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) define ergonomia (ou Fatores Humanos) com “uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema”.
2.
3. Musculatura lisa pertence ao sistema neurológico autônomo (necessariamente com contração involuntária, independente da vontade do indivíduo) - É presente nos órgãos viscerais internos (esôfago, intestino, vasos sanguíneos e útero), responsável pelo peristaltismo. Musculatura estriada é aquela que obedece estritamente os comandos do cérebro (contração voluntária, dependente da vontade do indivíduo) - Formam os músculos, órgãos ligados à estrutura óssea, permitindo a movimentação do corpo.
4. Vias aferentes são aqueles afetados por seus arredores, e conhecidos como neurônios sensoriais. Eles sentem o ambiente (tal como dor, calor, pressão) e quaisquer alterações no ambiente, e informam ao Sistema Nervoso Central. As vias eferentes produzem efeitos em seus arredores e são constituídos pelos neurônios motores que transmitem as decisões do cérebro para o restante do corpo.
5. Energia é a capacidade de um corpo em realizar trabalho ou uma ação.
6. Doenças ocupacionais/profissionais são aquelas ocasionadas ou contraídas em decorrência ao exercício e função realizados no ambiente de trabalho. Ex: LER´s.
7. Acidente do