Atps Engenharia De Metodos
A cronometragem é o métodos mais adotado nas industrias, para medir o trabalho. O objetivo de Estudo de Tempos Cronometrados é medir a eficiência individual ou seja de cada funcionário. Esse métodos é utilizado para estabelecer custos de produção.
Os tipos de cronometragem são: Cronometragem continua, cronometragem com retorno a zero, cronometragem de leitura fixa e cronometragem cumulativa. Abaixo vou detalhá-las melhor.
- Cronometragem continua: O cronometro é posto em marcha no inicio do primeiro elemento do primeiro ciclo a ser cronometrado e vai parar somente no final deste estudo. No fim de cada elemento o agente ET registra a leitura. Os variados tempos são obtidos por subtrações sucessivas após o estado.
- Cronometragem com retorno a zero: O cronometro é posto para trabalhar no inicio do primeiro elemento, do primeiro ciclo e é simultaneamente lido e retornado a zero no fim do elemento, dando inicio a contagem do tempo do próximo elemento e assim por diante. Desta forma os tempos elementares são submetidos sem necessidade de efetuar subtração necessária na cronometragem continua.
- Cronometragem, de leitura fixa: No cronometro de leitura fixa, um dos ponteiros para quando se carrega num disparador suplementar, enquanto o outro continua a andar. Carregando uma segunda vez neste disparador, o ponteiro parado alcança o que está em movimento e ambos continuam a avançar. Desta maneira, os resultados são lidos com o ponteiro parado e não em movimento, como acontece nos dois métodos anteriores, o que aumenta, evidentemente, a precisão da leitura.
- Cronometragem Cumulativa: Este método envolve dois, três, ou mesmo quatro cronômetros, montados numa mesma prancheta com uma ligação mecânica entre eles. Vejamos como se procede com dois cronômetros:
- Cronometragem contínua: O mecanismo é manipulado de modo a que no final de cada elemento um dos cronômetros é parado e o outro começa a trabalhar. O cronometro parado é lido e os tempos elementares são obtidos