ATPS Engenharia de metodos
Engenharia de Produção
Trabalho de Engenharia de Métodos
Prof°: Divino Lessa
NOMES
RA
Rio Grande, 28 de Setembro de 2015.
Evolução dos Estudos da Engenharia de Métodos
Engenharia de métodos nada mais é que o aperfeiçoamento da engenharia de produção como tempo e movimento durante um processo produtivo. Durante tempos aconteceram discussões para saber oque era mais importante: o estudo do tempo ou do movimento.
Atualmente não há distinção entre um e outro, mas sim complementaridade entre eles. Inicialmente ocorreram pesquisas sobre movimento, pois uma movimentação bem planejada acarreta em um tempo mais curto.
Este início ocorreu nos Estados Unidos entre o século XIX e XX, introduzindo nos processos de industrialização e desenvolvimento. Na primeira revolução do século XVII se transformou totalmente a maneira organizacional de trabalho. Uma das maiores marcas desta fase foi a criação de maquinas a vapor, que revolucionou a forma de produção.
No final desta fase com o avanço do setor industrial, surgiu a necessidade de se administrar os complexos sistemas de criação. Mas com o passar do tempo tudo pioraria com a segunda revolução e os progressos tecnológicos.
O surgimento da analise do trabalho racionalizado aconteceu na indústria metalomecânica que passou a ser denominada área de engenharia industrial no qual foi criado por Frederick Taylor, Frank, Lilian Gilbert, H.L. Gantt, Walter Shewcit , Henry Falol, entre outros.
De 1880 a 1920 muitas pesquisas levantaram as teorias de Frederick Taylor entre elas a da administração cientifica que foi um marco em sua trajetória. Nas pesquisas de Taylor podemos observar sua forma minuciosa de estudar os funcionários nas organizações procurando sempre melhorar a produção do trabalho humano e a própria forma de organização da produção.
Com a inserção da linha de montagem tudo mudou na produção, devido ao aumento de produtividade. Também nas analises realizadas se encontrou a