atps eletronica basica
Tecnologia em Automação Industrial
Lista de Exercicíos
ELETRICIDADE BASICA
SERIE:
2NA/1NA
SANTO ANDRÉ
2012
1. Tensão Elétrica
Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt, o nome é homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. Observe que a palavra "voltagem" não é o termo técnico correto; é um erro usá-la na língua portuguesa. Use sempre o termo tensão elétrica.
A tensão elétrica entre dois pontos é definida matematicamente como a integral de linha do campo elétrico:
Para facilitar o entendimento do que seja a tensão elétrica pode-se fazer um paralelo desta com a pressão hidráulica. Quanto maior a diferença de pressão hidráulica entre dois pontos, maior será o fluxo, caso haja comunicação entre estes dois pontos. O fluxo (que em eletrodinâmica seria a corrente elétrica) será assim uma função da pressão hidráulica (tensão elétrica) e da oposição à passagem do fluido (resistência elétrica). Este é o fundamento da lei de Ohm, na sua forma para corrente contínua:
onde:
R = Resistência (ohms)
I = Intensidade da corrente (amperes)
V = Diferença de potencial ou tensão (volts)
Em corrente alternada, substitui-se o uso da resistência pela impedância:
onde:
Z = Impedância (ohms)
Pelo método fasorial, em corrente alternada, todas as variáveis da equação são complexas.
Resumindo: "tensão é a força que faz movimentar os elétrons."
2. Corrente Elétrica
Corrente Elétrica é um fluxo de elétrons em movimento ordenado. Quando um átomo está ionizado, sua tendência é voltar ao estado de equilíbrio. Evidentemente, um corpo eletrizado tende a perder sua carga, libertando-se dos elétrons em excesso, ou procurando adquirir os elétrons que lhe faltam. Concluímos, então, que basta unir corpos com cargas elétricas diferentes para que se estabeleça um fluxo de elétrons, que chamamos CORRENTE ELÉTRICA.
Para se ter uma ideia exata da grandeza (INTENSIDADE)