Tecnologia - O uso da internet no processo pedagógico
“A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. No trabalho e em casa, os computadores já foram batizados de janelas para o mundo por facilitar o acesso à informação e ampliar as possibilidades de comunicação. Na escola, eles ainda podem aumentar o potencial criativo e garantir mais autonomia a professores e alunos. Mas será que é isso mesmo que está acontecendo em nosso país?” (Revista Nova Escola, Edição Especial, Dez/2009).
Nesse contexto, essa pesquisa tem o propósito de mostrar o quanto e como estão sendo utilizados os computadores e a internet em algumas escolas do Rio de Janeiro, as estruturas que elas disponibilizam, o preparo dos profissionais e etc. Em um mundo onde a tecnologia invade as residências, o cotidiano das pessoas, essa pesquisa é fundamental para se ter uma base concreta da real situação do nosso meio social.
Metodologia
A pesquisa foi realizada em campo com duas instituições (uma pública e uma privada), com uma entrevista informal com professores e coordenadores, buscando um esclarecimento mais amplo sobre as possibilidades que o computador cria dentro d ambiente escolar, quais os benefícios que ele trás e o quão é importante esse recurso dentro da metodologia, da didática, realizada pelo educador. Mas para se chegar ao objeto de pesquisa, a entrevista. Buscamos antes uma base teórica, com textos indicados na disciplina e com pesquisas já realizadas por instituições maiores (nesse caso, as instituições foram o Centro de Estudos da Fundação Victor Civita (FVC), Ibope e o Laboratório de Sistemas Integráveis da Universidade de São Paulo (LSI-USP), aos quais foram pesquisadas 400 escolas em todo o país, de 13 capitais). Depois de ter essa base de informações que nós fomos a campo, onde unimos todos os conhecimentos teóricos para buscar o prático.
Desenvolvimento
Os recursos materiais para o uso da tecnologia já estão (segundo a pesquisa realizada pela Revista Nova Escola)