Atps eletrecidade
Partida de Motores Partida Direta Chave Estrela Triângulo Inversão dos sentidos de Rotação dos Motores Trifásicos Compensador ou Autotransformador de Partida RLC série com fonte da alimentação do tipo Thévenin Circuito RLC paralelo
Partida de Motores
Partida direta
Em quase todas as concessionárias de fornecimento de energia elétrica permite-se partida direta para motores até 5HP (3,72 KW). Entende-se por partida direta, a partida com a tensão de abastecimento.
Sequencia Operacional
Ligação
Estando sob a tensão os bornes R, S e T, e apertando-se o botão b1, a bobina do contador c1 será energizada. Esta ação faz fechar o contato de selo c1, que manterá a bobina energizada; os contatos principais se fecharão, e o motor funcionará.
Diagrama
Circuito de Força
Circuito de Comando
Interrupção
Para interromper o funcionamento do contador, pulsamos o motor b0; esta se abrirá, eliminando a alimentação da bobina, o que provocará a abertura do contato de selo c1, e consequentemente, dos contatos principais, e a parada do motor.
Nota: Um contador pode ser comandado também por uma chave de um polo. Neste caso, eliminam-se os botões b0 e b1 e o contato de selo c1, e introduz-se no circuito de comando a chave b1.
Circuito de Comando Diagrama Unifilar
Acima de 5 HP usam-se dispositivos que se diminuem a tensão aplicada aos terminais de motores e desta maneira limita-se a corrente de partida. Tais dispositivos são:
Chave Estrela- Triângulo
Esta chave pode ser manual ou automática e se aplica quando o motor é de indução, trifásico e com rotor em gaiola.
O botão de comando b1 aciona o contador estrela c2 e, ao mesmo tempo.
RLC série com fonte da alimentação do tipo Thévenin
Neste circuito, os três componentes estão todos em série com a fonte de tensão. | Notações do circuito RLC série:v - a tensão da fonte de