Eletricidade motores
1) Rotor gaiola de esquilo
● O rotor em gaiola de esquilo é constituído por um núcleo de chapas ferromagnéticas, isoladas entre si, sobre o qual são colocadas barras de alumínio (condutores), dispostas paralelamente entre si e unidas nas suas extremidades por dois anéis condutores, também em alumínio, que provocam curto-circuito nos condutores.
Rotor Gaiola de Esquilo
Rotor Gaiola de Esquilo
● O estator do motor é também constituído por um núcleo ferromagnético laminado, nas cavas do qual são colocados os enrolamentos alimentados pela rede de CA 3Φ.
Rotor gaiola de esquilo
● As barras condutoras da gaiola são colocadas geralmente com uma certa inclinação para evitar as trepidações e ruídos pela ação eletromagnética entre os dentes das cavas do estator e do rotor.
Classificação dos motores de indução de acordo com seu rotor
1) Motor com rotor gaiola de esquilo 2) ● Mais robusto; 3) ● Em sua forma mais simples apresenta conjugado de 4) partida relativamente fraco e corrente de partida até 10x 5) da IN; 6) ● Para melhorar seu desempenho são equipados com 7) rotores gaiola de barras altas, barras de cunha ou barras 8) duplas.
Rotor gaiola de esquilo
Classificação dos motores de indução de acordo com seu rotor
2) Motor com rotor bobinado
Difere do motor de rotor em gaiola apenas quanto ao rotor, constituído por um núcleo ferromagnético laminado sobre o qual são alojadas as espiras que constituem o enrolamento 3Ø;
● A utilização de reostatos pode melhorar o conjugado de partida e diminuir o pico de corrente de partida.
Rotor bobinado
Rotor bobinado
Rotor em gaiola X
Rotor Bobinado
Constituição do motor de indução
Motores de indução monofásicos
Inconvenientes:
Custo mais elevado que um motor 3Ø de mesma potência;
● Alcança apenas 60 a 70% da potência do motor 3Ø do mesmo tamanho;
● Apresenta