Atps economia
Após reunião com o grupo para listagem e escolha de Possíveis Ramos de Negócios ou serviços, chegou se a um consenso que iriamos trabalhar o produto leite, in natura, com foco na produção regional.
- Leite
- Calçados
- Construção Civil
- Piscicultura
- Telefonia
O consumo de leite no mundo vem crescendo em vastas proporções. Apesar de no Brasil, ultimamente, ter acontecido casos de fraude, e adulteração do leite, o Brasil é uma grande bacia leiteira. Esse crescimento é impulsionado pelo quão o leite faz bem a saúde, resultados técnicos e econômicos, podendo agir diretamente, a qualquer momento, para a solução dos problemas apresentados pela atividade leiteira.
A Bahia produz 950 milhões de litros de leite/ano, e consome 1,6 bilhão de litros, registrando uma defasagem entre a oferta e demanda de 650 milhões de litros. Eliminar esse déficit é o grande desafio da pecuária leiteira baiana, o estado possui o terceiro maior rebanho de gado leiteiro do Brasil, mas ocupa a 23ª posição em produtividade por vaca ordenhada.
Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Leite de Quicé (APLEQ), no município de Senhor do Bonfim, Eliston Nunes Felisberto da Silva, ver com satisfação com os resultados positivos na melhoria de renda dos associados e demais trabalhadores diretamente beneficiados pela unidade de beneficiamento, inaugurada em maio de 2007, hoje com capacidade para resfriar 14 mil litros de leite por dia.
Os 112 pequenos pecuaristas da Associação de Produtores de Leite de Quicé conseguiram melhorar significativamente suas condições de renda com um mercado garantido, já que a qualidade e quantidade do produto vêm atraindo laticínios, agregando valor e gerando emprego e renda aos produtores de leite do semiárido.
Segundo Eliston Nunes, os principais compradores do produto são os supermercados que colocam em suas prateleiras, o leite já beneficiado na associação de quicé (APLEQ), que vende praticamente tudo o que produz. O comportamento