ATPS ECONOMIA
ECONÔMIA
Valinhos, Agosto de 2013 ATPS - ETAPA 1
Produto: Bateria Automotiva
No início do século XX, as baterias automotivas fizeram parte de uma revolução, constituindo-se em uma das diversas indústrias que se estabeleceram com a crescente difusão dos automóveis. Uma das características de uma inovação radical, como foram os automóveis no início do século XX, é possibilitar a criação e o desenvolvimento de novas indústrias, alterando o status quo e pondo a indústria tradicional em xeque. No caso, a indústria ameaçada era a de carruagens, bem como sua cadeia produtiva.
Hoje, todos os veículos automotores contêm baterias. Elas foram introduzidas em 1912, quando assumiram um papel semelhante ao atual, substituindo a manivela de ignição e servindo para acionar as luzes. Atualmente, elas servem como fonte de energia para os sistemas auxiliares, que cresceram em quantidade, e para tarefas pontuais, como a ignição. O início do século XXI indica aspectos semelhantes ao século anterior, com a difusão dos veículos híbridos e elétricos. Assim como a introdução dos veículos a gasolina possibilitou o desenvolvimento dos distribuidores de combustível, com uma grande presença de postos por todo o mundo, a introdução dos veículos elétricos deve, aos poucos, gerar impacto na criação de infraestrutura de recarga.
Nos últimos anos, a média de venda de carros tem sido mais do que 3 milhões de automóveis, totalizando mais de 30 milhões de carros transitando pelo país e metade desse total de carros já ultrapassou os 100 mil quilômetros rodados.
Esse mercado é formado por motoristas particulares e também carros e automóveis empresariais, sem falar nos prestadores de serviços que demandam a compra de baterias, além de oficinas mecânicas, seguradoras e muito outros segmentos.
Produção e vendas
A produção e as vendas de baterias têm como drivers os mercados de Original Equipment Manufacturer (OEM)