Atps economia
Os custos de uma farmácia são: quando ela começar a funcionar terá que avaliar o CUSTO VARIÁVEL, DESPESAS FIXAS E DESPESAS COMERCIAIS. OU CUSTO DIRETO, INDIRETO OU FIXO.
No entanto para elaboração do Plano de negocio temos que avaliar se será lucrativo ou não, se será viável ou não, é necessário realizar estimativas dos custos e despesas que ocorrerão com o funcionamento da Farmácia, temos que desenvolver um processo seguro para APURAR E MANTER estes gastos sob controle.Temos que saber e entender se nossa farmácia será capaz de gerar lucro.
* Lucro = receitas - custos variável +despesas fixas + despesas comerciais
Custos variáveis são gastos que ocorrerão em função da aquisição de algum produto para comercialização aos clientes.
Despesas fixas são todos os gastos que a farmácia terá em sua operação, não relacionada diretamente e nenhum produto ou serviço. Inclui aluguel, gastos com manutenção, custos da administração, como salários, materiais de consumo, luz, água,telefone, etc.
Despesas comerciais são os gastos que ocorrerá todas as vezes que a farmácia obtiver mais clientes, portanto, são despesas que variam conforme o volume de vendas. Normalmente são os impostos, as contribuições e comissões de vendedores. Podem ocorrer outras despesas como taxas de cartões, despesas referentes a valores recebidos em conta corrente, e outros.
No entanto, tudo que nossa empresa gastar em custos e despesas têm que recuperar por meio da receita obtida de vendas. Significa que cada unidade vendida deve pagar parte dos custos e despesas, tal que, ao alcançar certo volume de venda, seja produzido receita suficiente para cobrir todos os custos, despesas, e ainda gerar lucro.
Assim para saber quanto de custo variável, de despesas fixas, de despesas comerciais e de lucro deve ser alocado no preço de cada produto consumido pelos clientes, ou com quanta cada venda deve contribuir para pagar estes custos, despesas, e ajudar a formar lucro. Fazemos da seguinte