Atps economia et. 1 e 2
Nessa atividade falaremos de quatro pontos importantes dentro do tema, Fundamentos da Economia. São eles Curva de Possibilidades de Produção, Custo de Oportunidade, Produtos Elásticos e Produtos Inelásticos, acompanhados de seus respectivos exemplos. A Curva de Possibilidades demonstra graficamente as opções de produção mais favoráveis para empresa. Já o Custo de Oportunidade é o custo que a empresa tem para substituir a produção de um item A, que passa a ser um item menos lucrativo em termos de mercado, para produzir um item B com previsão de maior ganho. Produto Inelástico é aquele que mesmo tendo o seu valor de mercado inflacionado, o seu consumo permanece o mesmo, pois é um produto de necessidade básica. Produto Elástico, já é aquele que com seu valor de mercado inflacionado haverá uma substituição de consumo, geralmente esse produto não é de consumo básico prioritário.
Etapa 1
Curva de Possibilidades de Produção (CPP)
A curva de possibilidades de produção expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre opções de produção. Sendo os recursos escassos temos que sacrificar total ou parcialmente outro bem qualquer.
Exemplos: O mercado da construção civil de Mato Grosso do Sul está enfrentando problemas no abastecimento de cimento. O produto está em falta em todo o Estado, provocando lentidão nas obras e até demissões no setor. Em Dourados a situação ainda não é crítica, mas quem precisa do material está sendo atendido em quantidade reduzida. A situação já preocupa economistas, que garantem que o desabastecimento no mercado não é um problema local. Se em Dourados a situação