ATPS Didática
PEDAGOGIA – 2° NA
DIDÁTICA
PROF.ª.: ANDRÉIA CRISTINA SOARES
JOSIANE SALVIANO CASIMIRO AROCA RA: 8982244069
JULIANA DE SOUZA MARTINS RA: 8073863647
ROSIMEIRE GOMES DA SILVA RA: 8064800511
THAINÁ RAÍSSA ROMANATTO RODRIGUES RA: 8524939749
Santo André
Setembro/2014
Etapa 1 e 2 das Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Didática
Etapa 1
Passo 2
Ano /época
Marco histórico Didática (Definição)
Pedagogia (Abrangência)
Antes do século XX Revolução Francesa – O maior legado que a Revolução Francesa de 1789 deixou para a Educação foi que independentemente de sexo, religião, raça, nascimento ou situação social, devemos ter acesso à mesma educação.
A partir de Comênio, no século XVII, que “ propôs um método único de ensinar tudo a todos”, a didática tornou-se uma disciplina, da qual se esperava reformas na humanidade. No século XVIII, com a Revolução Francesa, ela tornou-se um instrumento vital para a preservação da unidade nacional. A unificação dos currículos e os métodos nas escolas garantiram a nacionalização tão almejada pela classe burguesa.
No final do século XIX, segundo Libâneo (1994), o ensino voltado para o eixo do “aprender a aprender” encontra suas raízes no movimento da Escola Nova ou didática ativa e é entendida como “direção da aprendizagem”, considerando o aluno como sujeito da aprendizagem.
A Pedagogia tem uma longa história. Surge como ciência no momento dela ser um reflexo da manifestação social objetiva da educação. Na Antiguidade, ela tem sido encerrada em complexas apreciações sobre o mundo e o homem (Por exemplo, em Aristóteles). No Feudalismo e no Capitalismo, a Pedagogia vai-se diferenciando paulatinamente, em