PLANO DE NEGÓCIO
Para os empreendedores, que costumam ser mais realizadores do que redatores de propostas, uma ferramenta extremamente útil.
É uma ferramenta formal utilizada por empreendedores e investidores para analisar:
• a viabilidade econômica e tecnológica
• o potencial de mercado e de crescimento de um novo negócio. • as características do empreendedor
• as competências específicas dos que lideram a inovação tecnológica ou empresarial
• as formas de sustentar o nascimento e o crescimento de um empreendimento inovador de base tecnológica.
PARA QUE SERVE O PLANO DE NEGÓCIO?
INTEGRAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - é uma ferramenta pela qual o empresário pode avaliar o desempenho atual da empresa ao longo do tempo. Ex.: a parte financeira de um plano de negócios pode ser usada como base para um orçamento operacional e ser cuidadosamente monitorada, para verificar o quanto a empresa está se mantendo dentro do orçamento . A esse respeito, o Plano pode e deve ser usado como base para um planejamento estratégico. Depois de decorrido algum tempo e, a partir de então, periodicamente , o Plano deve ser examinado , para ver onde a empresa se desviou e se esse desvio foi benéfico ou danoso e como ela deverá operar no futuro.
PARA QUE SERVE O PLANO DE NEGÓCIO?
FERRAMENTA DE NEGOCIAÇÃO E AJUDA A LEVANTAR RECURSOS - maior parte dos financiadores ou investidores não colocarão dinheiro em uma empresa sem antes ver o seu plano de negócio . O empreendedor poderá não ser levado a sério, nem mesmo convidado a voltar. O plano pode ser usado como uma ferramenta de negociação e contribui para aprovação de empréstimos nos