Atps didatica
Com os avanços tecnológicos os acessórios necessários utilizados em sala de aula quase não são atraentes com tantas opções as informações adquiridas tem fácil e rápido acesso para todos, sabe-se que a educação deve ser baseada no cotidiano do aluno, a curiosidade, o lúdico, o dinâmico se torna peça fundamental para diferenciar e adequar os conteúdos para a percepção da realidade, ao pensamento crítico e à linguagem.
Caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor irá realizar em classe durante as aulas de um determinado período o plano de aula, na sua elaboração é peça preciosa para a identificação de dados do professor e da escola, seus objetivos, conteúdo, procedimentos, recursos e metodologias de avaliação a ser utilizada.
Considerando vários pontos e critérios que juntos especificam qual o objetivo final o professor poderá alcançar no decorrer da explicação dos conteúdos adequando estímulos, especificando como será apresentado e com estrutura flexível.
Seguindo as fases de aprendizagem de forma contínua ao ensino, a apresentação, desenvolvimento e integração preparando a classe para a compreensão de novos conteúdos, a realização de um experimento e a resolução de exercícios.
Ter um plano de aula detalhado que registre seus objetivos, a matéria que será trabalhada, o material utilizado, o que será feito e quanto tempo vai levar, proporciona uma organização diferenciada entre uma aula bem sucedida ou não. Na prática a falta de organização pode levar ao total fracasso.
Através deste trabalho focado na organização que o pedagogo deve adquirir na preparação de cada atividade e com temas definidos é possível pesquisar materiais alternativos que possam auxiliar no enriquecimento e dinamização da aula de forma a prender a atenção dos alunos e assim aproximar das diversidades do dia a dia.
Público alvo, perfil da turma, tema da aula e justificativa.
O homem é um ser pensante e age com o objetivo final e um propósito para se