Definindo percepção e comunicação
Percepção : O empreendedor perceptivo,precisa ter determinação e tomar as ações necessárias, com coragem e com a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças, no caso de alguma situação de problema dar atenção para aquilo que pode e deve ser feito, após terem sido examinadas todas as possibilidades, para que, mais tarde, não se perca tempo e energia tentando encontrar justificativas ou culpados pelos atos indesejados, saber selecionar e trabalhar com uma boa equipe de colaboradores, manter a vigilância para poder antecipar eventuais problemas que possam comprometer o desempenho da empresa, tendo sempre a excelência como objetivo.
Comunicação: O empreendedor comunicativo é capaz de estabelecer ampla rede de relacionamentos profissionais e de articulação de novos negócios. Sua competência em saber dialogar, expressar opiniões e idéias, e estabelecer relacionamentos favorece a superação de conflitos, a busca de entendimentos em processos de negociação e a capacidade de integrar pessoas e equipes em torno de metas e objetivos comuns. Podemos enumerar algumas das competências, ligadas à comunicação, dos empreendedores de sucesso. Num ambiente em que haja comunicação e diálogo, existe motivação para superar crises e desafios. Quando existe uma relação de confiança e de entendimento entre dirigentes e funcionários, uma crise pode servir para unir e entusiasmar profissionais a buscarem inovações capazes de favorecer a conquista das metas mais ousadas.
O administrador do mundo moderno além de ter a necessidade de estar atento as mudanças no ambiente interno e externo, não pode esquecer da gestão interna, onde as transformações são constantes. Pensar em políticas adequadas de cargos, salários e benefícios, buscando um ambiente de trabalho mais harmonioso, mantendo os colaboradores sempre motivados, resolvendo ou amenizando os conflitos internos, são tarefas que na teoria parece fácil, mas na pratica é um dos grandes desafios das