atps desenvolvimento pessoal e profissional
Conhecer e ampliar a sua renda Controle de Despesas Orçamento mensal Investir o montante que sobrou da renda Acompanhe a evolução do seu patrimônio
Conhecer e ampliar a sua renda implica em ter conhecimento de toda a renda das pessoas que moram na casa, sendo que esta remuneração será a remuneração liquida, ou seja, o valor do salário já com os impostos descontados, como INSS e imposto de renda.
Buscar sempre anotar as despesas mensais, evitar sempre as compras parceladas e com juros, evitar financiamentos em longo prazo, negociar e controlar as despesas de todos os membros da família, evitar, controlar gastos com tarifas bancárias e contas telefônicas. Buscar sempre controlar os gastos e rendas de toda família, criar uma planilha no Excel ou ate no caderno mesmo, anotando todos as rendas e gastos, buscando sempre o superávit da renda, ou se tiver déficit voltar aos passos numero 1 e 2. Buscar o conhecimento do produto a ser investido de ser forma detalhada, ficar sempre atento aos riscos empregados em cada investimento e suas possibilidades de ganho. Ser conservador com a maior parte do recurso, conhecer o período que o dinheiro ficará retido, a cada investimento e cada prazo de recuperação do dinheiro. Reveja periodicamente as metas de superávit foi cumprido, verificar se os juros recebidos durante o período que o dinheiro ficou empregado foram superiores a inflação do período, busque sempre o crescimento real do patrimônio se os juros forem menores que a inflação do período mude o investimento.
No Brasil temos 5 modalidades de investimento: bolsa de valores, títulos públicos, fundos de investimentos, certificado de deposito bancário (CDB), caderneta de poupança.
Texto independência financeira
A independência financeira consiste controlar a sua renda mensal, buscando sempre o equilíbrio financeiro, e com passar do tempo adquirir um patrimônio que beneficie ter uma aposentadoria