ATPS DESENHO TÉCNICO
Passo 1
a) Existem dois métodos para a representação de peças em projeções ortogonais: o método europeu, também chamado método do 1° diedro, e o método americano, também chamado de método do 3° diedro. Após a apresentação dos dois métodos, será utilizado pela ABNT apenas o método europeu.
b) O objetivo principal do desenho técnico é a representação precisa no plano, das formas no mundo material e, portanto tridimensional, de modo a possibilitar a reconstituição espacial das mesmas. Assim constitui-se no único meio conciso, exato e inequívoco para comunicar a forma dos objetos; daí sua importância na tecnologia,face a notória dificuldade da linguagem escrita ao tentar a descrição da forma, apesar da riqueza de outras informações que essa linguagem possa veicular. c) São três vistas: vista da frente ou vista principal: projeção sobre o plano de projeção vertical; vista de cima ou planta baixa: projeção sobre o plano de projeção horizontal; vista lateral ou lateral :projeção sobre o plano de projeção lateral.
d) Em alguns casos o uso de vistas auxiliares e obrigatório, pois essas ajudam a representar o objeto de forma mais real, a peças que precisam de dois planos auxiliares.
ETAPA 5
Passo 1
a) São as cotas, linhas de chamada, linhas de cota, setas e símbolos.
b) As cotas indicadas nos desenhos são sempre as cotas reais do objeto independente da escala usada. c) A cotagem dos elementos é fundamental para a definição quer da sua forma, quer da sua posição. Cotagem de forma: a cotagem de forma se dá às dimensões dos elementos nas peças.
As cotas totais das peças devem localizar-se de preferência do mesmo lado na cotagem de arcos, apenas se usa uma seta que toca o arco a ser cotado, a linha de cota deve ser orientada de acordo com o centro. Cotagem de posição: é a localização dos diferentes elementos na peça. Deve ser sempre indicada relativamente a detalhes, elementos ou arestas de referência para que com as quais suas dimensões