ATPS Desenho Mecânico
Engenharia Mecânica – Turma A
5º Periodo - Noite
INTRODUÇÃO
A exposição a seguir tratará do tema MOLAS. Dentro do assunto serão abordados tópicos como tipos, aplicações, vantagens e desvantagens. Dentro do tópico Elementos de Máquinas, podemos perceber que as molas são amplamente utilizadas, desde utensílios domésticos até equipamentos industriais. Podemos sintetizar sua função como sendo um equipamento que pode promover tração ou amortecer impactos, e em alguns casos até mesmo assumir ambos os papéis.
DEFINIÇÃO
Mola é um objeto elástico flexível usado para armazenar a energia mecânica. As molas são feitas geralmente de aço endurecido. Trata-se de um elemento único ou uma associação de elementos (sistema) capaz de assumir notáveis deformações elásticas sob a ação de forças ou momentos, e, portanto, em condições de armazenar uma grande quantidade de energia potencial elástica.
Existem 3 elementos caracteríscos de uma mola, sendo eles: a flecha, a flexibilidade e a rigidez.
FLECHA: É a deformação sofrida pela mola pela ação de uma determinada força, medida na direção da própria força.
FLEXIBILIDADE: É a propriedade que um material possui de se tornar flexível, podendo-se, curvar, dobrar, esticar, etc.
RIGIDEZ: A rigidez é determinada como a característica que um material possui de se deformar de forma elástica sem, contudo, deformar-se plasticamente.
O material do qual as molas são confeccionadas é em geral o AÇO ENDURECIDO, podendo também ser feitas de AÇO LIGA, sendo que neste último caso, as ligas são formadas com características pré-definidas para satisfazerem os requisitos do projeto em questão.
As molas são usadas, principalmente, nos casos de armazenamento de energia, amortecimento de choques, distribuição de cargas, limitação de vazão, preservação de junções ou contatos.
TIPOS DE MOLAS
Quanto a sua