ATPS de T c de Neg 1 e 2 Etapa
Introdução
A negociação é algo que existe desde o principio do mundo e que faz parte do nosso dia a dia, seja no trabalho, em casa, comprando, estamos constantemente negociando. O desenvolvimento deste trabalho se dá as diferentes visões sobre as negociações e o processo sistêmico. Porque é tão necessário, como funciona e de que maneira podemos usar e aprender a lidar com esse método. Esse trabalho tem como base (Martinelli, 2010) expondo as diferentes metodologias sistêmicas que podem ser utilizadas nas negociações.
No processo de negociação para se chegar a um acordo devemos analisar e respeitar valores e princípios básicos, como a ética e honestidade. Dentro desse processo é importante saber que para ter a aprovação do outro lado é necessário saber ouvir e entender suas expectativas, desenvolver flexibilidade e confiança que compõe os pilares para uma negociação de sucesso. Através destes pode se garantir melhores resultados e parcerias a longo prazo.
Todo processo deve ser fundamentado com base em: planejamento, preparação, conhecimento amplo da negociação, administração do tempo, do poder e informações e apresentação da proposta. A competência em negociar é hoje uma habilidade imprescindível em qualquer área de atuação, especialmente para os empresários e empreendedores, assim como um bom negociador, podemos aprender e aperfeiçoar esse método também, além de conhecer os vários estilos de negociadores, o que facilita na maneira como se deve conduzir uma negociação.
Existem interesses conflitantes e comuns em todas as negociações, porém o objetivo é minimizá-los ou até mesmo findá-los em uma negociação, de modo que essas diferenças sejam deixadas de lado e a satisfação possa ser atingida. Dessa forma, todos nós estamos em constante negociação, para nosso benefício, de outros ou de ambas as partes. Portanto, a negociação está aberta sempre que uma parte busca satisfação.
Do conceito de satisfação pode-se extrair o básico do que é uma