ATPS DE TGA
A TGA é uma área nova e recente do conhecimento humano, chamada de Ciência da Administração, surgiu no início do século XX, influenciada pelos filósofos, Igreja Católica, organização militar e durante a Revolução Industrial.
Os primeiros trabalhos a respeito da Administração desenvolveram-se na Abordagem Clássica, através do americano Frederick Winslow Taylor que iniciou a chamada Escola da Administração Científica, , juntamente com ele Henry Ford teve uma grande contribuição em suas teorias, aplicando-as em sua linha de montagem, adaptando o método de Taylor e alcançando maior grau de produção em massa.
Ela é um conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses e ideias a respeito da administração como ciência, técnica e arte, sua constituição é o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de numerosos precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que, no decorrer dos tempos, foram cada qual em seu campo de atividades, desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias.
1.0 Primórdios da administração
A teoria da administração surgiu com a necessidade de organizar estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, no final do século XVIII, onde profissionais de outras áreas mais antigas buscaram soluções específicas para problemas que não existiam antes.
Esse fenômeno trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas.
Visto que o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de maior eficiência e produtividade que a Revolução Industrial causou, fez com que no inicio do século XX surgisse a administração moderna, por Frederick W. Taylor, que apresentou os princípios da administração cientifica, onde sua principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade. A seguir, Fayol apresentou a teoria clássica, que se caracteriza