atps de sistemas operacionais
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Sistemas Operacionais
Prof..EaD: Luis Cezar Ribeiro
Tutor a distância Prof. João Alexandre Baldovinotti
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Valparaiso de Goias / GO
2013
FUNÇÕES BÁSICAS DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
Todos os sistemas operacionais possuem certos conceitos ou funções básicas, como processos, memória e arquivos que são fundamentais para entendermos cada um dos sistemas operacionais.
Processos
Um conceito que é fundamental para todos os sistemas operacionais é o de processo. Um processo nada mais é do que um programa em execução, e a cada processo está associada o seu espaço de endereçamento, que é uma lista de posições de memória, que possuem variação entre uma quantidade mínima e uma quantidade máxima de posições que este processo poderá ler e escrever. É no espaço de endereçamento onde está contido o programa executável, os dados do programa e sua pilha. E associado a cada processo está um conjunto de registradores de hardware e demais informações necessárias para efetivarem a execução de um programa.
Para entendermos melhor um processo devemos pensar em sistemas de tempo compartilhado, periodicamente, o sistema operacional decide parar de executar um processo e iniciar a execução de outro, porque, o primeiro havia excedido o seu tempo de compartilhamento do processador. Ele é suspenso temporariamente, mas reiniciado mais tarde, exatamente do mesmo ponto em que estava quando interrompido. Para isso é necessário que todas as informações relativas ao processo devam estar salvas em algum lugar durante esta parada ou interrupção. Em muitos sistemas operacionais as informações relativas ao processo são armazenadas em uma tabela do sistema operacional chamada de tabela de processos, que seria um vetor, ou uma lista encadeada de estruturas, uma para cada processo criado.
Assim, um processo (suspenso) é